NOSSA CIDADE / Organização Política
 
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
   

O plebiscito para a emancipação de Tupãssi ocorreu em 25 de novembro de 1979. A população manifestou-se favoravelmente à emancipação político-administrativa. O município foi criado pela lei nº 7.270, de 27 de dezembro de 1979. Apesar de sua rápida criação, a instalação oficial do município ocorreu apenas em 01 de fevereiro de 1983, com a posse do primeiro prefeito (poder executivo) e dos vereadores (poder legislativo).O município de Tupãssi pertence à comarca de Assis Chateaubriand, onde estão os juízes e promotores (poder judiciário).O primeiro prefeito foi Aílton Borges de Melo, tendo como vice-prefeito Aldori Ferreira Jandrey, e a primeira câmara era constituída pelos seguintes vereadores : Delacir Pitta Fratti, Valdecir Augusti, Lourenço Colli Neto, Leonildo Casacchi, Itelvino Grosselli, Adão José Rodrigues da Silva, Aparecido Damaceno, Amauri Visentin e Válter Martins.

 

GOVERNO DO MUNICÌPIO

O QUE SÃO OS TRÊS PODERES? 

Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, esses são os Três Poderes. Eles devem trabalhar harmoniosamente, para que a ordem possa ser cumprida  e o município conduzido com eficiência.

O Poder Executivo 

Executar as leis e administrar o município. Essa é a função do conjunto de órgãos públicos que constituem o Poder Executivo. No âmbito federal, essa tarefa cabe ao presidente e a seus ministros. Já na área estadual, o responsável é o governador, com o auxílio dos secretários de estado. No município, quem faz esse trabalho é o prefeito, com a ajuda dos secretários municipais.

PREFEITO 

O prefeito comanda o Poder Executivo no município em que foi eleito. O processo eleitoral é idêntico ao dos outros chefes do Executivo, com eleições diretas, mandato de 4 anos e possibilidade de reeleição. Um candidato a prefeito deve ter no mínimo 21 anos. Atualmente em nosso município esta função é exercida pelo Prefeito Jose Carlos Mariussi e seu vice Ailton Caeiro da Silva.
Prefeitos que o município já teve:

Ano: 1983/1985
Nome; Ailton Borges de Melo

Ano: 1989/1992
Nome: Aldory Ferreira Jandrey

Ano: 1993/1996
​Nome: Altair Machado

Ano: 1997/2000
​Nome: Valdecir Acco

Ano: 2001/2004
​Nome: Mauricio Bertuzzo

Ano:  2005/2008
​Nome: Valdecir Acco

Ano: 2009/2012
​Nome: Jose Carlos Mariussi

 

 

FUNÇÕES DO PREFEITO

Nomear os secretários municipais, que o ajudam na administração da cidade;

Executar as leis aprovadas na Câmara dos Vereadores

Preservar e melhorar a infra-estrutura da cidade

Propor leis á Câmara dos Vereadores  

O Poder Legislativo 

Criar as leis que devem ser seguidas pelo município. Essa é a atribuição dos órgãos públicos que formam o Poder Legislativo. Na esfera federal, o responsável é o Congresso Nacional, composto por Senado e Câmara dos Deputados. Na esfera estadual, a tarefa cabe à Assembléia Legislativa, constituída por deputados estaduais. No município, a função é cumprida pela Câmara dos Vereadores.  

VEREADOR 

Os vereadores formam a Câmara Municipal, onde atuam como parlamentares. O número de representantes corresponde à quantidade de eleitores da cidade. O mandato de um vereador é de 4 anos, mas ele pode ser reeleito diversas vezes, de acordo com a vontade dos eleitores. Atualmente os vereadores são:  Edson Lopes, João de Brito Malheiros, José Vanderlei dos Santos (Zezinho do ônibus), Leocir Camozatto (Neco), Odanir Roque Barbacovi (Veneno), Osmar da Silva, Rildo de Jesus Zarbinatti, Roque Antoniazzi, Sérgio Battisti.

FUNÇÕES 

Fiscalizar o prefeito, o vice-prefeito e os secretários municipais.

Propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las;

Votar em projetos de lei enviados pelo prefeito;

Organizar os serviços da Câmara Municipal; 

 

 
 Outros Artigos
»  ECONÔMIA DE TUPÃSSI ANTIGAMENTE
» CLIMA E CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
» CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE TUPÃSSI
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA - DAS 07:30 AS 11:30 E DAS 13:00 AS 17:00

PRAÇA SANTOS DUMONT, S/N - TUPASSI - CENTRO - Paraná

(44) 3544-8000

prefeitura@tupassi.pr.gov.br