NOSSA CIDADE / Organização Política
 
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
   

O plebiscito para a emancipação de Tupãssi ocorreu em 25 de novembro de 1979. A população manifestou-se favoravelmente à emancipação político-administrativa. O município foi criado pela lei nº 7.270, de 27 de dezembro de 1979. Apesar de sua rápida criação, a instalação oficial do município ocorreu apenas em 01 de fevereiro de 1983, com a posse do primeiro prefeito (poder executivo) e dos vereadores (poder legislativo).O município de Tupãssi pertence à comarca de Assis Chateaubriand, onde estão os juízes e promotores (poder judiciário).O primeiro prefeito foi Aílton Borges de Melo, tendo como vice-prefeito Aldori Ferreira Jandrey, e a primeira câmara era constituída pelos seguintes vereadores : Delacir Pitta Fratti, Valdecir Augusti, Lourenço Colli Neto, Leonildo Casacchi, Itelvino Grosselli, Adão José Rodrigues da Silva, Aparecido Damaceno, Amauri Visentin e Válter Martins.

 

GOVERNO DO MUNICÌPIO


O QUE SÃO OS TRÊS PODERES? 

Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário, esses são os Três Poderes. Eles devem trabalhar harmoniosamente, para que a ordem possa ser cumprida  e o município conduzido com eficiência.



O Poder Executivo 


Executar as leis e administrar o município. Essa é a função do conjunto de órgãos públicos que constituem o Poder Executivo. No âmbito federal, essa tarefa cabe ao presidente e a seus ministros. Já na área estadual, o responsável é o governador, com o auxílio dos secretários de estado. No município, quem faz esse trabalho é o prefeito, com a ajuda dos secretários municipais.


PREFEITO 


O prefeito comanda o Poder Executivo no município em que foi eleito. O processo eleitoral é idêntico ao dos outros chefes do Executivo, com eleições diretas, mandato de 4 anos e possibilidade de reeleição. Um candidato a prefeito deve ter no mínimo 21 anos. Atualmente em nosso município esta função é exercida pelo Prefeito Jose Carlos Mariussi e seu vice Ailton Caeiro da Silva.

Prefeitos que o município já teve:

Ano: 1983/1984
Nome; Ailton Borges de Melo


Ano:1985/1988
Nome: Aldory Ferreira Jandrey


Ano: 1989/1992
Nome: Altair Machado


Ano: 1993/1996
Nome: Valdecir Acco


Ano: 1997/2000
Nome: Maurício Bertuzzo


Ano: 2001/2004
Nome: Valdecir Acco


Ano:  2005/2008
Nome: Valdecir Acco


Ano: 2009/2012
Nome: Jose Carlos Mariussi


Ano:2013/2016
Nome: José Carlos Mariussi

 

 

FUNÇÕES DO PREFEITO


Nomear os secretários municipais, que o ajudam na administração da cidade;

Executar as leis aprovadas na Câmara dos Vereadores

Preservar e melhorar a infra-estrutura da cidade

Propor leis á Câmara dos Vereadores  

O Poder Legislativo 


Criar as leis que devem ser seguidas pelo município. Essa é a atribuição dos órgãos públicos que formam o Poder Legislativo. Na esfera federal, o responsável é o Congresso Nacional, composto por Senado e Câmara dos Deputados. Na esfera estadual, a tarefa cabe à Assembléia Legislativa, constituída por deputados estaduais. No município, a função é cumprida pela Câmara dos Vereadores.  


VEREADOR 


Os vereadores formam a Câmara Municipal, onde atuam como parlamentares. O número de representantes corresponde à quantidade de eleitores da cidade. O mandato de um vereador é de 4 anos, mas ele pode ser reeleito diversas vezes, de acordo com a vontade dos eleitores. Atualmente os vereadores são: Andressa Maria Battisti, Arlex Sander Picão (Maninho), Carlos Rafaelli, José Vanderlei dos Santos (Zezinho), Leocir Camozatto (Neco), Luiz Perdoncini Ribeiro (Luizão), Marcos Antonio Farias (Pica-pau), Nelson Meyer e Rildo de Jesus Zarbinatti.  


FUNÇÕES 


Fiscalizar o prefeito, o vice-prefeito e os secretários municipais.


Propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las;


Votar em projetos de lei enviados pelo prefeito;


Organizar os serviços da Câmara Municipal; 

 

 
 Outros Artigos
»  ECONÔMIA DE TUPÃSSI ANTIGAMENTE
» CLIMA E CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
» CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE TUPÃSSI
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA - DAS 07:30 AS 11:30 E DAS 13:00 AS 17:00

PRAÇA SANTOS DUMONT, S/N, CEP: 85945-000 - TUPASSI - CENTRO - Paraná

(44) 3544-8000

ouvidoria@tupassi.pr.gov.br