NOSSA CIDADE / História
 
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE TUPÃSSI
   

Tupăssi 31 anos!

Tupăssi 30 Anos!

 

 

TUPÃSSI ENQUANTO MITO

Tupã Chy Ete é concebida como a deusa das águas, Tupã Chy pode ser entendido como o lugar onde Tupã se encarna, se gera. Tupã Chy Ete, ou Tupãssi Terra da Mãe de Deus, ou ainda, Tupã Chy Ete, a mãe dos Tupã, se torna uma manifestação de Tupã Ru ete, que, frente a grandeza do seu coração e fez conhecedora da divindade com a verdadeira mãe dos Tupã.

 

HISTÓRICO DA ORIGEM DO MUNICÍPIO

A origem do Município de Tupãssi remonta ao final da década de 40 e início da década de 50, quando vieram para a região os primeiros colonizadores  dando início aos futuros povoados.Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se “Gleba Quatro Lambari” (mas também era conhecido por “Memória”, “Gleba Quatro” e “Colônia Pindorama”) e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e,em 1966, do município de Assis Chateaubriand.Com a criação do distrito em 1967, passou a denominar-se Tupãssi, sendo chamado inicialmente de Novo Tupãssi, já que Assis Chateaubriand até 1962 era chamado de Tupãssi. O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso.

 

ORIGEM DOS MIGRANTES E IMIGRANTES QUE COLONIZARAM TUPÃSSI

 

Rio Grande do Sul - 70,0%

Santa Catarina - 16,0%

Paraná - 8,5%

São Paulo - 2,0%

Minas Gerais - 1,0%

Outros Estados - 2,1%

Outros Países - 0,5%

Fonte: Prefeitura Municipal de Tupãssi

 

SIGNIFICADO DO NOME

Tupãssi significa Mãe de Deus em tupi-guarani.

 

HISTÓRICO DO DISTRITO DE BRASILIANA

O povoamento do distrito que na época era denominado Distrito novo começou com o desmatamento para formar a área urbana no ano de 1971, só mais tarde a colonizadora Norte do Paraná deu-lhe este nome em homenagem a uma viúva que se chamava Brasiliana Colgate, cujo marido foi assassinado por jagunços da época, ela ainda vendeu essas terras aos Formiguelli, que residiam em Cascavel e estes então venderam à Colonizadora Norte do Paraná.

 

HISTÓRICO DO DISTRITO DE JOTAESSE

A origem do nome Jotaesse  foi em homenagem a João Simões que era dono da Gleba que pertencia o distrito de Jotaesse. Os primeiros pioneiros que chegaram em Jotaesse foram Izidoro Rubel e Valdomiro Pinheiro por volta de 1957, quando ainda era tudo mato. A região era agrícola e a cada 1 ou 2 alqueires morava uma família, o comércio era forte com vários armazéns, lojas, bares, restaurantes, farmácia, dentista e duas serrarias.

 

HISTÓRICO DO DISTRITO DE PALMITOLÂNDIA

Os primeiros colonizadores vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais chegaram neste povoado chamado Palmitolândia, que recebeu este nome devido a grande quantidade de palmitos existentes na região, por volta da década de 40, neste período a disputa de terras era muito acirrada.

Em meados da década de 70, Palmitolândia chegou no seu auge com quase 5.000 habitantes, era um lugar que tinha tudo para se tornar um grande centro, pois nesta época contava com hospital, farmácia, cerealistas, banco, 2 postos de gasolina, 3 máquinas de beneficiamento de arroz, 2 serrarias, pois a madeira era abundante na região.

 

 
 Outros Artigos
»  ECONÔMIA DE TUPÃSSI ANTIGAMENTE
» ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
» CLIMA E CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DE SEGUNDA A SEXTA - DAS 07:30 AS 11:30 E DAS 13:00 AS 17:00

PRAÇA SANTOS DUMONT, S/N, CEP: 85945-000 - TUPASSI - CENTRO - Paraná

(44) 3544-8000

ouvidoria@tupassi.pr.gov.br